Para entendermos um pouco de eletricidade, precisamos conhecer um pouco sobre o átomo!
O atrito de uma régua com um
tecido, lã, causa a transferência de alguns elétrons do tecido (das camadas
mais afastadas) para a régua, que fica com excesso de elétrons. O tecido fica
com ffalta de elétrons ou excesso de prótons (mais prótons do que elétons).
Claro que assumimos que tanto a régua quando o tecido era neutro antes atrito.
A eletricidade estática é causada
pela transferência de cargas.
Os átomos são feitos de prótons,
nêutrons e elétrons, cada um com características específicas.
Os pótons têm carga positia (+) e são “pesados”.
Os nêutrons não têm carga e são “pesados”.
Os elétrons têm carga negativ (+) e são “leves”.
Observe a animação abaixo de um modelo simples do átomo de Lítio.
Nesta animação, após atritarmos o balão na camisa, ele é atraído pela parede neutra!
Animação: carregando o balão
As cargas positivas (prótons)
encontram-se no núcleo do átomo.
As cargas negativas (elétrons)
encontram-se espalhadas em órbitas ao redor do núcleo.
Os prótons e os nêutrons estão
fortemente ligados no diminuto espaço físico do núcleo. Elétrons fracamente ligados,
denominados “elétrons livres”, podem se mover de um átomo para outro.
Se um átomo perde um elétron, ele
fica com maior número de prótons do que de elétrons, ficando, portanto,
carregado positivamente (cátions).
Se um átomo ganha um elétron, ele
fica com menor número de prótons do que de elétrons, ficando, portanto,
carregado negativamente (ânions).
Elétrons podem se mover ou ser
transferidos pelo atrito de dois objetos isolantes (régua e tecido de lã, por
exemplo). Durante o atrito, aumenta a superfície de contato, permitindo que
mais elétrons sejam transferidos.
O objeto que perde elétrons fica
carregado positivamente, enquanto que o objeto que ganha elétrons fica
carregado negativamente.
Portanto,
A eletricidade estática consiste no balance de cargas positivas
e negativas.
Atração e repulsão entre corpos carregados.
O atrito uma barra de plástico (polietileno oupolieteno) com uma flanela (lã) faz com que os elétrons mais externos da
flanela se movam para o plástico. O polietileno fica, portanto, negativamente
carregado. A lã, com mais prótons do que elétrons, fica positivamente carregada.
Apenas os elétrons (negativos,
com menor massa) se movem. Os prótons (positivos, com maior massa) permanecem
no núcleo dos átomos.
Fonte |
Esfregar materiais para “gerar”
carga funciona apenas para objetos isolantes. Nos condutores, a carga flui para
a Terra.
Quando dois corpos carregados
eletricamente são aproximados um do outro, eles exercem uma força sobre o
outro. Objetos carregados eletricamente podem se atrair ou repelir mutuamente,
ou atrair pequenos objetos nas proximidades (lembram do experimento do pente e
os pedacinhos de papel?).
Cargas opostas se atraem.
Cargas iguais se repelem.
Cargas iguais se repelem.
Exemplo: balão
Usando o princípio da
eletrostática, podemos “grudar” um balão a uma parede.
Quando um balão e esfregado na
roupa, elétrons da roupa são transferidos para o balão que fica carregado
negativamente. Claro, a roupa fica carregada positivamente, pois o número total
de cargas no balão e na roupa juntos é mantido.
Quando o balão é colocado próximo
à parede (objeto neutro), ele fica lá, “grudado”, e não cai. Por quê?
Isso acontece porque a carga
negativa do balão repele alguns elétrons da superfície da parede, deixando a
parede carregada positivamente, atraindo, portanto, o balão (lembre-se:
partículas com cargas opostas se atraem!).
Biografia
Charles-Augustin de Coulomb foi um eminente físico francês. Ele formulou a lei de Coulomb, que lida com a interação eletrostática entre partículas carregadas. A unidade SI da carga elétrica o coulomb, em sua homenagem. Leia mais...
Benjamin Franklin foi um homem de múltiplos talentos. Além de cientista, era inventor, político, funcionário público, filantropo, soldado e diplomata. Como cientista, Franklin deixou importantes contribuições para a Física, no campo da eletricidade. Leia mais...
Vídeos
Applet:
Pratique esta outra simulação do balão.
Pratique esta outra simulação do balão.
Experimento virtual com o balão: Por que
um balão gruda na parede? Esfregue um balão na sua blusa; em seguida, observe que, após soltá-lo, ele voa e em seguida adere à parede ou à sua blusa. Veja as cargas na blusa,
nos balões, e na parede. O que acontece se você esfregar dois balões na sua blusa e, em seguida aproximá-los um do outro?
Recursos de ensino
Tópicos principais:
- Eletricidade estática (eletrostática)
Objetivos de aprendizagem:
- Descrever e desenhar modelos para conceitos de eletrostática: transferência de carga, indução, atração, repulsão e aterramento.
Atividades sugeridas:
Dicas para o professor
- Explore a simulação e descreva a função de cada comando da simulação.
- Carregue um balão atritando-o na blusa de lã. Afaste-o da blusa. Aproxime-o da parede. Descreva o que acontece. Aproxime-o da blusa e descreva o que acontece.
- Carregue dois balões. O que acontece quando você aproxima os dois balões carregados? Descreva.
Dicas para o professor
A simulação serve para mostrar a atraçãoe letrostática entre o balão e a blusa e entre o balão e a parede. Pode também pode ser usada
para verificar a repulsão (entre dois balões). Se os balões tocarem
na parede, você não será mais capaz de fazê-lo mover por repulsão ao outro balão. Posicione um dos baloes em um certo lugar (se ele tiver pouca carga, será mais fácil) enquanto carrega o outro.
Recomendamos que o professor
pratique este experimento de repulsão antes de realiza-lo na sala de aula.
Na simulação, o efeito da parede está sempre
presente, mesmo que você desmarque “parede” (invisível).
Observações importantes sobre modelagem / simplificação:
Os sinais + e – servem para dar
uma idéia de carga. Eles são importantes para ajudar o aluno a entender que os
elétrons, e não os prótons, são transferidos ou realocados.
Sugstões para uso da simulação:
- Esta simulação pode ser usada como lição de casa, aula e atividades em classe ou em sala ambiente de informática (SAI).
- Use a simulação como introdução aos conceitos, para ensinar (aprender) novos conceitos, reforçar conceitos através do auxílio visual para demonstrações interativas ou na sala de aula como perguntas e respostas.
Fonte |
Charles-Augustin de Coulomb |
Benjamin Franklin |
Vídeos
Eletrização e força eletrpstática (parte 1/2)
Eletrização e força eletrpstática (parte 2/2)
Mais applets:
- Carga
- Qautro Cargas
- Bastão carregado e lata de refri
- Eletroscópio
- Condutores e isolantes
- Carregando
um eletroscópio
- Conservação da carga
- Com o passar do tempo...
- Lei
de Coulomb
- Intensidade
da força entre cargas
- Lei de Coulomb
em 1-D
- Lei de Coulomb
em 2-D
Condutores e isolantes
Condutores são materiais nos
quais alguns elétrons se movem livremente em seu interior. Dependendo da
quantidade de elétrons capazes de se mover livremente, os materiais condutores
podem ser bons ou maus condutores. Os metais são bons condutores porque eles contêm
grande quantidade de elétrons livres em seu interior, capaz de se mover
livremente de um átomo para outro. Além dos metais, a água e a nossa pele são
exemplos de materiais condutores
Os elétrons livres não se movem
através de materiais isolantes, pois os átomos desses materiais não contêm elétrons
livres. Vidro, pástico, ar, borracha, madeira são exemplos de mateirias
isolantes.
Aprenda mais: