terça-feira, 3 de julho de 2012

Ressonância

Para estudantes de graduação: Observe a ressonância em uma coleção de osciladores harmônicos dirigidos. Varie frequência e amplitude, a constante de amortecimento (damping), e a massa e a constante de mola de cada ressonador. Observe os transientes de longa duração, quando amortecimento é pequeno, e observe a mudança de fase para ressonadores acima e abaixo de ressonância.

RECURSOS DE ENSINO

Tópicos Principais
Resonância
Movimento Harmônico
Oscilador

Palavras-Chave
Resonância
Movimento Harmônico
Oscilador
Transiente
Damping

Objetivos de Aprendizagem
Explicar as condições exigidas para a ressonância.
Identificar/explicar as variáveis ​​que afetam a frequência natural de um sistema massa-mola.
Explicar a diferença entre frequência de condução e frequência natural de um ressonador.
Explicar a diferença entre o comportamento transiente e de estado estável em um sistema dirigido. •Identificar quais variáveis ​​afetam a duração do comportamento transitório.
Reconhecer a relação de fase entre a frequência de condução e da frequência natural, especialmente como a fase é diferente acima e abaixo de ressonância.
Dar exemplos de aplicação de sistemas do mundo real para o qual a compreensão da ressonância deve ser aplicada e explicar o porquê.

Dicas para o Professor
O guia do professor (pdf) contém dicas criadas pela equipe da PhET.
(Aguarde versão em português)