terça-feira, 20 de março de 2012

Segunda lei de Newton


Enquanto a primeira lei de Newton (lei da Inércia) lida com objetos em repouso ou em movimento uniforme, a segunda lei de Newton lida com objetos acelerados. Um objeto está acelerado quando a sua velocidade varia com o passar do tempo. Portanto, quando um objeto está em repouso ou com movimento unforme, a sua aceleração é nula.
Newton mostrou que a força resultante F atuando sobre um objeto de massa m provoca uma aceleração a no objeto dada pela equação a = F/m. Essa é a essência da segunda lei de Newton.
Claro, existem outras maneiras de descrever essa lei, sem alterar o seu significado.
A segunda lei de Newton pode, portanto, ser enunciado da seguinte forma:
A aceleração de um objeto é proporcional à resultante das forças aplicadas sobre ele e inversamente proporcional à sua massa.
Veja abaixo a animação sobre a equação da segunda lei de Newton, F = ma, para ajudar a memorizar (algumas equações da Física são facilmente memorizáveis!  F = ma é uma delas).

Experimente enunciar a segunda lei de Newton de outra maneira!
Por quê duas pedras, uma grande a outra pequena, caem ao chão no mesmo instante quando soltas de uma mesma altura? pense um pouco...
Sem exagero algum, por quê um elefante e uma pena caem de uma mesma altura no mesmo instante? Esse é um tema muito interessante para ser discutido e aprender sobre a segunda lei de Newton.


Observe e explore a animação (em Flash) abaixo.


Clique aqui para ver duas animações em flash sobre a segunda lei de Newton no site original.


Veja este vídeo-aula sobre a segunda lei de Newton (Nível avançado).


Vídeo-aula: Segunda lei de Newton



O que é força resultante? Assista aos dois vídeo-aulas a seguir para apender ou reforçar o aprendizado sobre força resultante.












Jogo educativo: Para relaxar e, claro, aprender mais Física, pratique esse jogo de corrida de discos voadores: O objetivo do jogo é fazer com que as três naves idênticas, com a mesma forca atuando sobre elas, cheguem simultaneamente na linha de chegada. Para isso, você tem apenas que variar a massa total da nave, adicionando ou removendo passageiros dela. Claro, a tarefa fica mais fácil se você está craque na segunda lei de Newton. Boa sorte, campeão!
Clique aqui, ou sobre a figura abaixo, para acessar o jogo.

Links: